WebCertificados

O futuro do dinheiro: Real Digital

Euro money, euro currency, coins stacked on top of each other in different positions against the background of euro banknotes. Business finance concept, business news splash screen, banner mockup

A primeira moeda virtual oficial do Brasil deve ser disponibilizada ao público até o final de 2024.

O BC planeja tokenizar [transformar ativos reais em ativos digitais] três tipos de ativos: a moeda brasileira, depósitos bancários e título públicos federais.

A primeira moeda virtual oficial do Brasil deve ser disponibilizada ao público até o final de 2024. Ao contrário das criptomoedas, ela terá o mesmo valor e constitucionalidade do real tradicional.

Segundo o BC, o Real Digital contará com duas moedas, uma de atacado (para bancos e instituições financeiras) e outra de varejo (para pessoas físicas ou jurídicas), podendo ser acessado por meio de uma carteira digital de responsabilidade de bancos e outros tipos de instituições financeiras autorizadas pela entidade.

Como vai funcionar?

O Real Digital contará com um meio de pagamento similar ao Pix. A moeda digital poderá ser acessada por meio de uma carteira digital autorizadas por cooperativas, empresas de pagamento e infraestrutura do mercado financeiro.

Embora não tenha a necessidade de conversão, o BC destaca que esse dinheiro virtual não poderá ser convertido em cédula.

Ainda em fase de testes, o Real Digital deve estar à disposição da população até o fim de 2024. Os testes começaram em março de 2021 e seguirão até dezembro, quando os resultados serão avaliados.

E quais as vantagens?

Segundo o BC, o Real Digital visa trazer diversas vantagens, como:

 

  • Redução do uso de dinheiro em papel: segundo dados do BC, apenas 3% do dinheiro disponível para operações do país estão no formato de papel. Com o Real Digital, pode haver uma diminuição da emissão de novas cédulas e moedas;

 

  • Estímulo à concorrência no ambiente virtual: mais de 80% dos bancos centrais do mundo estão desenvolvendo moedas digitais, de acordo com levantamento do Banco de Compensações Internacionais (BIS). Países como China, Estados Unidos e Japão também têm suas próprias moedas digitais;

 

  • Inibição da prática de crimes, como a lavagem de dinheiro: com o Real Digital podendo ser utilizado em qualquer país do mundo, sem necessidade de conversão, crimes como lavagem de dinheiro podem diminuir. Essa é uma das apostas do Banco Central para o novo sistema.

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com a sua rede de contatos!

Dúvidas? Fale com um especialista!

Sair da versão mobile