Ter um negócio próspero é o sonho de muitos profissionais. Porém, para alcançar essa realização, é fundamental buscar por capacitação. Afinal, ninguém nasce sabendo empreender. Se você, atua na contabilidade e quer se tornar um líder no seu segmento, acompanhe nosso blog post. Listamos 6 lições de sucesso sobre empreendedorismo contábil. 😉
Segredos do empreendedorismo contábil
De fato, não existe uma fórmula mágica para criar uma empresa de sucesso. Porém, existem sim, caminhos e ações específicas que interferem no rumo dos negócios.
Confira as principais lições, que listamos abaixo, e saiba como desenvolver um empreendimento contábil promissor.
#lição1 -Pense nas pessoas
Entenda que, primeiramente, você deve focar em estratégias para facilitar a vida das pessoas com as quais a sua marca se relaciona. Não adianta querer investir em alta tecnologia, se você não consegue resolver os problemas dos seus clientes de forma prática.
Portanto, antes de pensar em lucro, tenha em mente que as relações sociais que você constrói, bem como as experiências geradas, é que vão fazer a diferença no empreendedorismo contábil!
#lição2 – Desenvolva competências
O maior erro dos profissionais, já formados, é acreditar que não precisam mais aprender nada. Isso pode paralisar o crescimento. Afinal, quem tem vontade de empreender, precisa entender que algumas competências gerenciais devem ser trabalhadas. Você pode ser um ótimo contador, mas um péssimo administrador, sabia?
Nesse sentido, é importante aperfeiçoar os seguintes pontos:
- liderança ;
- visão de negócio;
- pensamento analítico e estratégico;
- habilidades de negociação ;
- comunicação efetiva;
- gestão do tempo.
Desse modo, você estará mais preparado para enfrentar os desafios que surgirem. Mas, atenção! Essas são, apenas, algumas das habilidades que você precisa desenvolver. Busque sempre se capacitar! ✍
#lição3 – Empreender não é algo solitário
Não tente fazer tudo por conta própria. Você vai precisar de apoio ao longo da caminhada. Ninguém consegue resolver todas as coisas ao mesmo tempo. Então, tenha parceiros e um equipe disposta a comprar suas ideias.
Em suma, escolha bem as pessoas que irão estar juntas com você nessa empreitada chamada empreendedorismo contábil.
#lição4 – Saiba vender as suas ideias no empreendedorismo contábil
Você vai se deparar com um mercado acirrado. Ou seja, cheio de concorrentes. Nessas horas, nem sempre o serviço que você vai oferecer, irá fazer a diferença. Mas, sim, a forma como você vende ele. Por isso, é fundamental desenvolver as competências que foram mencionadas anteriormente. Você vai precisar pensar estrategicamente para não ficar pra trás.
Isso vale, não apenas, para conquistar o seu cliente final, mas para fazer parcerias e conseguir bons investidores.
#lição5- Não se acomode
Quem empreende precisa ficar sempre em alerta. Por mais que ser dono do próprio negócio proporcione diversos benefícios, você sempre vai estar na “corda bamba”. Afinal, se de uma hora para outra o mercado estremecer, muitas vezes, você não terá a quem socorrer.
Então, mantenha-se atualizado e busque sempre meios de melhorar o serviço que você oferece. Lembre-se, a zona de conforto é um lugar passageiro e deve ser utilizados, apenas, para repor as energias, de forma momentânea. 😊
#lição6 – Aposte no novo
A palavra medo deve ser riscada do vocabulário do empreendedor contábil. Ou seja, é fundamental ter coragem para investir em inovações. Fazer o básico, certamente, não fará o seu escritório expandir. Portanto, não tenha receio de incrementar novas ideias, projetos e formatos de trabalho.
Mas, claro, tenha cautela. Mude! Porém, não deixe de estudar as possibilidades.
👉Quer ajuda para começar no empreendedorismo contábil? Conte com a gente!
Temos um Programa de Parceria, com comissão recorrente, que vai fazer você expandir seu escritório. Vem conhecer!