A importância do Terceiro Setor e Certificado Digital

Para entendermos melhor sobre a ligação entre o terceiro setor e a certificação digital é necessário compreender o primeiro termo. A palavra “primeiro setor” é uma formação de associações e entidades sem fins lucrativos. O termo é de origem americana, “third sector”, muito utilizado nos Estados Unidos, e o Brasil utiliza a mesma classificação.


É importante ressaltar que a sociedade civil é divida em três setores, primeiro, segundo e terceiro. O primeiro setor é formado pelo Governo, o segundo é formado pelas empresas privadas, e o terceiro setor são as associações sem fins lucrativos.


AÇÕES


Com um papel fundamental na sociedade, o terceiro setor faz ações solidárias. Existe várias organizações que fazem parte dessa camada como as ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).


Ele é composto na sua maioria por mão-de-obra voluntária, pessoas que trabalham, mas não recebem remuneração para isso. Além disso ele pode ser mantido com iniciativas privadas e até com incentivos do Governo, como por exemplo, repasses de verba.


O objetivo desse setor é melhorar a vida dos necessitados, sejam eles crianças, adultos, meio ambiente e animais.

As fundações, associações, instituições do terceiro setor estão muitas vezes envolvidas com obras de filantropia. É importante referir que as empresas que têm responsabilidade social também podem contribuir para uma sociedade mais equilibrada e justa.


Transparência e Terceiro Setor


É importante frisar que o terceiro que o terceiro setor diferencia-se do primeiro e do segundo pois mobiliza recursos privados com o intuito de promover ações com benefícios públicos.


Por conta de sua natureza assistencial, essas organizações recebem uma cobrança maior para que oferecem informações transparentes de sua atuação. O processo decisório é importante para os órgãos governamentais e de empresas privadas.


Para serem reconhecidas oficialmente como filantrópicas, é necessário obter certificações e titulações especificas, sob determinadas condições legais, como o Certificado. O sucesso de uma empresa no terceiro setor é verificado pelo quanto ela conseguiu beneficiar a sociedade e partir da combinação de esforços e recursos.


Certificado e Empresa


Sabemos que com o avanço tecnológico, tornou-se essencial para a segurança do seu negócio o uso do certificado digital nas empresas e até mesmo nas ONGs, como falamos acima. O certificado é importante pois consiste numa assinatura que possui validade jurídica, garantido a segurança de suas transações e dados, assim garantindo a transparência do seu negócio.


Sua principal é conferir autenticidade a diversas informações importantes que são declaradas, neste caso para as empresas filantrópicas.


O certificado digital é uma importante ferramenta que garante a integridade. No caso ode empresas, é utilizado comumente para a emissão de notas fiscais – documento fiscal que tem por fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa a uma pessoa física ou outra empresa.


É a solução para garantir a desejada transparência e credibilidade aos processos de gestão da instituição. Afinal, sabemos que o sucesso da empresa no terceiro setor é constituído pela ajuda a sociedade e a partir de uma transparência dos recursos, que na maioria das vezes são doados por pessoas que querem saber o destino do capital.


Gostou de saber um pouco mais sobre o Terceiro Setor e da Importância do Certificado Digital? Comente abaixo! Até o próximo post.

Deixe um comentário

Se inscreva para receber nossas novidades