Suporte

Instalação de Certificado Digital

Precisa de suporte para certificado digital?

Logo abaixo você encontrará todos os drivers necessários para seu certificado funcionar corretamente!

Perguntas frequentes

O Certificado Digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção das transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade. O certificado digital da ICP-Brasil, além de personificar o cidadão na rede mundial de computadores, garante, por força da legislação atual, validade jurídica aos atos praticados com o seu uso.

Não. A assinatura digitalizada é a reprodução da assinatura de próprio punho como imagem por um equipamento tipo scanner. Ela não garante a autoria e integridade do documento eletrônico, porquanto não existe uma associação inequívoca entre o assinante e o texto digitalizado, uma vez que ela pode ser facilmente copiada e inserida em outro documento.

As principais diferenças entre esses dois tipos de certificado são a geração e o armazenamento das chaves criptográficas. O certificado digital A1 tem o par de chaves pública/privada gerado em seu computador no momento da emissão do certificado. O certificado tipo A1 tem validade de 1 (um) ano. O certificado digital A3 oferece maior segurança, pois o par de chaves é gerado em hardware (cartão inteligente ou token) que não permite a exportação ou qualquer outro tipo de reprodução ou cópia da chave privada. Com o dispositivo criptográfico (smartcard ou token) você pode transportar a sua chave privada de maneira segura, podendo utilizá-la onde você desejar.

O certificado digital armazenado em dispositivo criptográfico (smartcard ou token) são protegidos por senhas pessoais PIN e PUK. A cada utilização do certificado será solicitado o PIN (senha de utilização) da mídia (cartão ou token). Se o PIN for digitado incorretamente 3 (três) vezes, o dispositivo criptográfico será bloqueado. Para desbloqueio é necessário inserir o PUK (senha de desbloqueio) corretamente. Caso o PUK também seja inserido incorretamente 3 (três) vezes, a mídia será bloqueada e o certificado digital nela armazenado será perdido em caráter definitivo. A WebCertificados não dispõe de repositório ou banco das senhas cadastradas pelo titular, nem possui outro método de recuperá-las. As senhas são pessoais e intransferíveis, cuja responsabilidade é exclusiva de seu titular. Caso o titular tenha bloqueado seu certificado digital, será necessário revogá-lo e emitir um novo certificado digital.

Não. O certificado digital do tipo A3 tem as chaves criptográficas geradas e armazenadas em um dispositivo criptográfico (smartcard ou Token), as quais não podem ser exportadas para outro dispositivo.

Sim. Você pode ter quantos certificados forem necessários para atender as suas necessidades.

A cópia de segurança só é permitida para o tipo de certificado digital A1. No navegador INTERNET EXPLORER, acessar no Menu do Navegador Ferramentas > Opções da Internet > aba Conteúdo > botão Certificados > aba Pessoal, e após: Selecionar o certificado e clicar no botão Exportar. No assistente de exportação selecionar a opção “Sim, exportar chave particular”, depois o item “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível” e manter selecionado o item “Ativar proteção de alta segurança”. Na próxima página definir uma senha para a cópia de segurança, clique em avançar e selecionar o local para armazenamento do certificado digital A1 (Procurar), digitar um nome de arquivo (exemplo, certificado fulano de tal), se não quiser procurar um destino, é só digitar o nome do arquivo e em seguida clicar em Salvar que a cópia de segurança será salva no local definido. Avançar para concluir a exportação e pressionar.

A revogação do certificado digital significa anular toda sua validade jurídica, ou seja, efetua-se o cancelamento da certificação antes do seu vencimento. Ela pode ser solicitada a qualquer momento pelo titular do certificado, sempre que entender que exista a necessidade de realizar o seu cancelamento, devido ao comprometimento da segurança de sua chave privada, mudanças das informações do certificado, perda do dispositivo criptográfico, entre outros motivos possíveis. Para revogar o certificado digital o titular do certificado munido do código de solicitação e sua senha de revogação,

Em caso de dúvidas sobre como fazer a instalação, você pode ver nossos vídeos tutoriais:

certificado digital modelo a1 em arquivo

Computador
(Modelo A1)

Seguem abaixo as instruções para fazer o download e utilizar o certificado digital modelo A1 em seu computador.

Requisitos

    • Ter em mãos o protocolo e sua senha de identificação.
    • Utilizar um computador com Windows Vista ou superior.
    • Utilizar o Internet Explorer (versão 8 ou superior) ou Google Chrome.
    • Ter o JAVA 7 ou superior instalado.
    • Desativar temporariamente, até a conclusão desta emissão, o antivírus e o gerenciador de downloads.
    • Ser administrador do computador.
  

Lembre-se de fazer sempre o Backup do arquivo na nuvem para uma futura restauração em caso de perda.​
certificado digital modelo a3 em cartão

Cartão
(Modelo A3)

Selecione o modelo do seu cartão

Selecione seu sistema operacional

 64-bits  32-bitsBaixar

Selecione seu sistema operacional

 64-bits  32-bitsBaixar

Leitora

Selecione o modelo da sua leitora

 

Perto CCID

 

Selecione seu sistema operacional

 64-bits  32-bits
 
Cardman 3021

 

Selecione seu sistema operacional

 64-bits  32-bitsBaixar

 

Gemalto

 

Selecione seu sistema operacional

 64-bits  32-bitsBaixar

 

Morpho SCR 3310 V2

 

Selecione seu sistema operacional

 64-bits  32-bitsBaixar

 

Todos Argos mini II

 

Selecione seu sistema operacional

 64-bits  32-bits
certificado digital modelo a1 em token

Token
(Modelo A3)

Selecione o modelo do seu token

 

GD Burti

 

Selecione seu sistema operacional

 64-bits  32-bitsBaixar

 

GE Malto Shell-V3

 

Selecione o seu sistema operacional

 64-bits  32-bitsBaixar

 

Safenet eToken

 

Selecione seu sistema operacional

 64-bits  32-bitsBaixar

 

Safenet Ikey

 

Selecione seu sistema operacional

 64-bits  32-bitsBaixar