Você está em: Escolha a cidade (trocar)

Descubra quais são os tipos de Certificados Digitais

Conheça os principais tipos de certificados digitais existentes e escolha o que mais atende as suas necessidades agora mesmo! Leia agora e saiba mais!

Existem diversos tipos de Certificados Digitais, sendo que cada um é utilizado para uma finalidade específica. Por isso, é importante você saber a principal diferença entre eles para não errar no momento da escolha. No artigo de hoje, reunimos algumas informações básicas que certamente podem te ajudar bastante!

Nosso objetivo é fazer você entender qual é o modelo mais ideal e apropriado para as suas demandas. Hoje, o Certificado Digital é um documento essencial para qualquer pessoa que deseja realizar transações na internet. Sendo assim, é essencial saber como ele funciona.

Mas antes de falar um pouco sobre os principais formatos existentes, é importante você entender a diferença entre os certificados digitais e-CPFe-CNPJ

Afinal, quando cada um deve ser utilizado?

Como o próprio nome diz, o e-CPF corresponde a uma versão eletrônica do seu CPF. Por meio dele você consegue realizar diversos procedimentos relacionados à pessoa física, tais como: procurações; assinatura de contratos; envio de documentos; entrega de Imposto de Renda; entre outros.

Já o e-CNPJ corresponde ao CNPJ de uma empresa na versão eletrônica. Por meio dele é possível realizar várias atividades em nome da empresa em questão, como emitir notas fiscais; enviar declarações ao Governo Federal; pagar tributos; acessar o sistema de Conectividade Social ICP da CAIXA; entre outros.

Vale ressaltar que, por questões de segurança, a pessoa responsável pelo e-CNPJ deve ser o representante legal do CNPJ da empresa cadastrada na Receita Federal.

Clique aqui e confira todos os benefícios que o Certificado Digital proporciona!

Qual a diferença entre os certificados digitais A1 e A3?

Não sei se você sabe, mas os certificados A1 e A3 são os mais populares no país. Eles possuem características diferentes e são determinados conforme o armazenamento das chaves criptográficas.

O modelo A1 é um arquivo gerado e armazenado no  próprio computador pessoal do usuário. Ele possui 1 ano de validade e é criptografado por um software específico, protegido por senha. Dentre as principais características desse tipo, pode-se destacar:

  • Emissão e armazenamento no computador.
  • Possibilidade de cópia e uso em outros dispositivos.
  • Validade de 1 ano (12 meses).
  • Dispensa o uso de mídias (Cartão/Token).


Já no modelo A3  a geração e o armazenamento das chaves criptográficas são feitas por meio de cartão, token ou nuvem.  Esse tipo de Certificado Digital pode ser utilizado em qualquer computador e a sua validade varia entre 1 e 3 anos. Vale destacar que nesta modalidade, o acesso ao certificado é feito, obrigatoriamente, por meio de senha. As principais características desse modelo são:

  • Armazenamento e emissão em mídias (cartão, token ou nuvem).
  • Proteção de senha para autentificação.
  • Validade de 1 a 5 anos (12 a 60 meses).
  • Uso da mídia obrigatório, exceto se armazenado na nuvem.

Como fazer para obter um Certificado Digital com segurança?

Para obter um Certificado Digital é muito simples. Basta escolher uma autoridade certificadora (AC) credenciada na ICP-Brasil. Você pode fazer isso, clicando neste link aqui.

Como você pode notar cada Certificado Digital deve ser utilizado com uma finalidade específica, por isso é importante você procurar a sua contabilidade e ver com ela qual é a melhor opção para você.

O Certificado Digital permite que você faça diversos serviços no ambiente online de forma segura e rápida.

Então, se você está pensando em comprar ou renovar o seu Certificado Digital:

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts recentes

Receba novidades

Inscreva-se abaixo para receber semanalmente as novidades do nosso blog!