fbpx

Quais os tipos de Certificado Digital?

Existem muitos tipos de Certificado Digital. São tantos, que é normal ficarmos confusos, já que cada um funciona de uma forma específica. No artigo de hoje, reunimos algumas informações básicas que certamente podem te ajudar bastante ao escolher seu documento.

A princípio, é importante você entender a diferença entre os tipos de certificados digitais, e onde usá-los. Em seguida, veremos os modelos e dispositivos disponíveis.

Tipos de Certificado Digital

Certificado de Atributo

Se você quer limitar o acesso de determinados colaboradores a certas áreas da empresa, por exemplo, você deve utilizar um Certificado de Atributo, que conta com os dados de setor, funções e nível de acesso do funcionário nos prédios e computadores da empresa. Este certificado é muito comum em grandes empresas e multinacionais, de forma que as equipes não precisem solicitar autorização manual para realizar suas funções, visto que o Certificado Digital faz essa liberação ou bloqueio automaticamente.

SSL

Se você possui um site, precisa de um SSL. Isso é uma verdade quase absoluta no meio da tecnologia. Além disso, os navegadores agora avisam para todos os visitantes do seu site, caso você não tenha um. Ademais, ele garante a segurança das informações na comunicação entre o seu computador e os servidores do site, de forma que nenhum dado fique acessível para hackers e outras pessoas mal-intencionadas. Geralmente, quem compra este tipo de certificado digital são startups e empresas de tecnologia.

Documento de Identificação Digital

Estes é o tipo mais utilizado, pois se trata dos eCPF e eCNPJ comuns (e mais baratos), e servem para abrir empresas, assinar documentos, validar informações e navegar com segurança na internet. Este certificado também pode acessar diversos sistemas que exigem um Certificado Digital, como o PJe (processo judicial eletrônico) e o sistema de leilões da Receita Federal, por exemplo. Além disso, é o mesmo documento que se usa ao enviar SPED fiscal/contábil e a Declaração Anual do Imposto de Renda.

Qual a diferença entre eCPF e eCNPJ?

Como o próprio nome diz, o eCPF corresponde a uma versão eletrônica do seu CPF. Sendo assim, você consegue realizar diversos procedimentos relacionados à pessoa física, tais como: procurações, assinatura de contratos, envio de documentos, entrega de Imposto de Renda, entre outros.

Já o eCNPJ corresponde ao CNPJ de uma empresa na versão eletrônica. Então, por meio dele, é possível realizar várias atividades em nome da empresa em questão, como emitir notas fiscais, enviar declarações ao Governo Federal, pagar tributos, acessar o sistema de Conectividade Social ICP da Caixa, entre outros.

Assim sendo, por questões de segurança, a pessoa responsável pelo eCNPJ precisa ser o representante legal da empresa, cadastrado na Receita Federal.

O que é o modelo A1?

Os certificados A1 e A3 são os mais populares no país. Eles possuem características diferentes e são determinados conforme o armazenamento das chaves criptográficas.

O modelo A1 tem validade de 1 ano, e é um arquivo instalado no computador do usuário. Além disso, os Certificados A1 são criptografados por software, e protegidos por senha. Dentre as principais características desse tipo, pode-se destacar:

  • Emissão e armazenamento no computador;
  • Possibilidade de cópia e uso em outros dispositivos;
  • Validade de 1 ano (12 meses);
  • Não precisa de dispositivo externo para seu uso;
  • Emissão à distância, pela internet.

Com intuito de agilizar as rotinas, o Certificado Digital A1 ajuda, principalmente, usuários que realizam as tarefas necessárias apenas em um dispositivo. Nesse sentido, indicamos o modelo A1 para pessoas que vão instalar no computador do escritório, por exemplo, e somente irão utilizar neste local.

Quando escolher o certificado A3?

modelo A3 é gerado e o armazenado em algum dispositivo. Por isso, as chaves criptográficas (hash) são salvas em um token ou cartão. Ainda assim, caso você não queira levar o dispositivo com você, pode utilizar o armazenamento do Certificado em Nuvem.

A validade dos certificados A3 varia entre 1 e 5 anos (dependendo da mídia escolhida). Igualmente, neste modelo, o acesso é feito, obrigatoriamente, por meio de senha. As principais características desse modelo são:

  • Armazenamento e emissão em dispositivos (cartão, token ou nuvem).
  • Proteção de senha para autentificação.
  • Validade de 1 a 5 anos (12 a 60 meses).
  • Acesso em qualquer local, a partir do acesso ao dispositivo de armazenamento;
  • Renovação à distância, pela internet.

Este tipo de certificado possui uma camada extra de proteção: ninguém tem acesso sem a mídia. Em contrapartida, você também terá bastante mobilidade, já que o Certificado Digital estará salvo em um Token USB ou Cartão.

Só para exemplificar, imagine que você precise oferecer acesso ao computador de sua empresa a um terceiro. Nesse caso, com o Certificado A3, você não precisará se preocupar. Basta guardar seu Token em um local seguro (ou levá-lo com você).

Como você pode notar, cada tipo de Certificado Digital tem uma finalidade específica. Por isso, caso você ainda tenha dúvidas, você deve procurar a sua contabilidade e ver qual é a melhor opção para você. Você também pode navegar em nossa categoria sobre Certificados Digitais e aprender ainda mais.

Como comprar um Certificado Digital com segurança?

A WebCertificados trabalha com Documentos de Identificação Digital, e realiza emissões seguindo todos os procedimentos de segurança rigorosamente. Para obter um Certificado Digital (eCPF ou eCNPJ) é muito simples. Basta realizar a compra do produto em nosso site e aguardar nosso contato por telefone ou WhatsApp.

Você pode comprar o seu clicando neste link aqui. Em seguida, nossa equipe irá entrar em contato para te ajudar, e agendar sua emissão.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts recentes

Receba novidades

Inscreva-se abaixo para receber semanalmente as novidades do nosso blog!

Inscreva-se na nossa newsletter