A evolução da internet e suas consequências no mundo atual

Aos nascidos de 2000 para a atualidade, muitas experiências são um exercício de criatividade: por exemplo, o que era a internet discada, o MSN ou o Orkut.

Mas nós separamos algumas explicações seja para a geração Millenial ou a geração Z; afinal, como a criptografia e a evolução da internet se encontraram?

SURGIMENTO DA INTERNET

A internet surgiu como uma estratégia militar dos EUA para descentralizar os dados estratégicos das bases militares. Assim, em caso de ataques, era possível garantir que as informações estivessem seguras em outras bases. Isso data de 1968, com a primeira demonstração da ARPANET, considerada a matriarca da internet.

A internet chegou ao Brasil na década de 80, quando o país resolveu seguir os passos de algumas universidades americanas que já utilizavam essa tecnologia para a troca de dados.  Em 1992, a internet no Brasil já abrangia todo o território nacional, unindo 11 capitais do país.

A partir dos anos 2000, a internet discada foi cedendo espaço para a banda larga e, atualmente, para a fibra óptica, o que agilizou os processos de navegabilidade do usuário. A conexão de dados também ganha destaque, a exemplo da rede 3G e, mais recentemente, já podemos contar com a rede 4G e 5G.

CRIPTOGRAFIA E A INTERNET

O World Wide Web, nosso conhecido “www” que se utiliza antes de qualquer navegação foi criado por Tim Bernes-Lee, e nasceu com a intenção de ajudar a Organização Europeia em suas investigações nucleares, assim várias pessoas poderiam estar trabalhando juntas no mesmo documento.

 Nos anos 90 também foi criado o HTTPS, que assim garantia o envio de dados criptografados, assim, estava nascendo a nossa internet atual.

 A partir daí, as pessoas começavam a ter PCs e acesso discado a grande rede. Ainda na década de 90 que foram criados os grandes portais, sendo eles os SERVIÇOS DE E-MAIL GRATUITOS  E SITES DE BUSCAS COMO GOOGLE.

A criptografia não só influenciou toda a nossa geração, como também foi responsável por gerar o Certificado Digital e a Assinatura Digital, pois sem a criptografia nada disso seria possível!

E aí, gostou de saber mais? Saiba mais em nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *