Antes de saber quais são os benefícios do SCRUM precisamos entender o que é. Para quem não sabe, o “termo” significa framework. Um tipo de trabalho que emprega diversas ferramentas para o desenvolvimento iterativo e incremental utilizado no gerenciamento de projetos e no desenvolvimento de software ágil.

O objetivo é garantir foco no gerenciamento e organização do seu projeto. É uma forma de auto planejamento, assim, trazendo autoridade da tomada decisão a níveis de propriedade de operação e certeza. Além disso, ele auxilia no desenvolvimento de projetos que necessitam de entregas rápidas, cuja soluções estão alocadas em ambientes complexos.

Como foi criado?

Inicialmente, o Scrum foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo, por Takeuchi e Nonaka no artigo “The New Product Development Game” (Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro 1986). Em 1995, Ken Schwaber formalizou a definição de Scrum e ajudou a implantá-lo no desenvolvimento de softwares em todo o mundo.

Com isso, o Scrum adquiriu algumas características como: os clientes se tornaram parte da equipe de desenvolvimento. As entregas são frequentes e 100% desenvolvidas. São realizados planos de mitigação de riscos, como discussões diárias de status. Além disso, o programa é transparente, com isso os problemas que podem surgir não são ignorados.

Benefícios

O Scrum quando aplicado fornece vários tipos de benefícios e ao mesmo tempo, quebras de paradigmas são importantes para a inovação do seu projeto. Por isso, separamos uma série de benefícios que o Scrum pode trazer. Confira:

Por isso, é necessário entender a importância da organização das tarefas que o Scrum estabelece. Com isso, é possível garantir o cumprimento de prazos e ter um maior foco nas diretrizes estabelecidas pelo planejamento de sua equipe. Por isso, este método garante que toda as pessoas que participam do projeto estejam alinhadas e tenha conhecimento sobre o que está sendo feito.

Gostou das nossas dicas sobre o Scrum? Conseguiu entender um pouco mais sobre esse termo? Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo do post.

Até o próximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *