Você trabalha de forma exaustiva e, ainda assim, não consegue aumentar o ticket médio na sua contabilidade? Pois saiba que o erro pode estar na suas estratégias comerciais e no seu atual modelo de trabalho. Diante de um mercado cada vez mais acirrado, não dá para ficar repetindo as mesmas ações de sempre. É preciso arriscar, inovar e recriar! 

Por isso, no artigo de hoje trouxemos 4 dicas que vão ajudar o seu escritório contábil a crescer de forma sustentável. Então, já clica para salvar este texto na barra de favoritos!

Ticket Médio na contabilidade: o que é?

Primeiramente, é importante deixar claro do que se trata o ticket médio, certo? Pois bem, trata-se de um indicador que fornece informações valiosas para qualquer negócio. Por meio dele é possível avaliar quais serviços geraram um maior retorno em um determinado período de tempo. Além disso, essa ferramenta permite avaliar o valor médio gasto por cada cliente.

Nesse sentido, ele é essencial para elaborar ações de vendas e aumentar a lucratividade. O cálculo dessa métrica é bem simples de ser feito. Basta dividir o faturamento bruto pelo volume de vendas. Caso você queira saber o valor que cada cliente gerou para o seu escritório, basta somar as vendas e dividi-la pelo número de clientes. Cabe destacar que todos os valores envolvidos devem ser do mesmo período, tá bom?

Mas, você deve está se perguntando: com qual frequência devo fazer esses cálculos?

Pois bem! A frequência de cálculo do ticket médio pode variar de escritório para escritório, podendo ser semanal, quinzenal, mensal, trimestral etc. Mas, é importante deixar claro que esse controle deve ser utilizado para acompanhar os resultados das ações traçadas. Sendo assim, é preciso estipular um período, ok? Só dessa forma, será possível planejar as suas estratégias de forma a obter melhores resultados.

4 dicas para aumentar esse índice

Para ajudar você a aumentar o ticket médio da contabilidade, separamos 4 dicas infalíveis. Confira.

1- Seja referência

De fato, não é fácil se tornar uma referência no mercado de uma hora para outra. Porém, você pode começar esse estágio se especializando. O conhecimento mais técnico e focado tende a ser mais valorizado e, consequentemente, mais respeitado. Portanto, invista em cursos de capacitação e não tenha medo de atender a uma área contábil específica, ok?

2- Invista em tecnologia

Você não precisa trabalhar mais para aumentar o seu ticket médio. Muito pelo contrário! Às vezes você pode estar perdendo tempo com tarefas que poderiam ser resolvidas facilmente de forma eletrônica. É como diz aquele velho ditado, tempo é dinheiro. Portanto, invista em ferramentas que vão otimizar a sua gestão e o seu atendimento. Assim, você terá uma rotina mais produtiva. Para saber mais sobre transformação digital, conheça nossa categoria sobre o tema.

3- Agregue valor

Vamos combinar que a maioria dos clientes que procuram uma contabilidade, faz isso por obrigação. Nem sempre, eles enxergam o empenho que você teve em fazer tudo da melhor forma possível. Então, a dica é: ofereça algo a mais para os seus clientes. Pode ser uma consultoria para redução de gastos ou algum relatório gratuito, por exemplo. Mostre o seu valor para, então, poder fazer um reajuste de preço mais à frente.

4- Diversifique os serviços

Você pode se especializar em uma área e, ainda assim, conseguir diversificar os serviços oferecidos. Existem muitas formas de se fazer isso! Uma delas é se tornando um contador parceiro da WebCertificados. Aqui nós oferecemos várias opções para você aumentar a sua renda, tais como: descontos exclusivos, programa de indicação, revendas de certificados digitais, etc. É mais uma alternativa para melhorar o seu posicionamento no mercado.

Dica extra: faça um diagnóstico contábil!

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra diagnóstico está relacionada a “determinação de uma doença a partir da descrição de seus sintomas e da realização de diversos exames”. Na medicina, o termo é bastante utilizado para detectar alguma anomalia no paciente.  Da mesma forma, na contabilidade é comum utilizar essa palavra para verificar a situação financeira dos clientes.

Porém, quando se trata do próprio escritório, essa análise é negligenciada. É como diz aquele velho ditado: “casa de ferreiro, espeto de pau”. Brincadeiras à parte, o fato é que a dica extra que gostaríamos de deixar aqui é exatamente essa. Verifique como está a saúde da sua contabilidade atualmente. O que precisa ser melhorado? Quais são os maiores desafios? Quais são as suas dores?

Assim, será possível adotar estratégias mais assertivas e, consequentemente, aumentar o ticket médio do seu escritório contábil.

No mais, espero que você tenha gostado das dicas. Ah, caso você queira saber mais sobre o nosso programa de parceria, clique aqui e fale com a gente!

Não perca tempo! Aproveite todas as oportunidades e tenha sucesso no mercado.

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