fbpx

O que é um Certificado de Atributo?

Você já ouviu falar em Certificado de Atributo? Embora esse tipo de certificado seja pouco conhecido, ele é mais uma forma de garantir a segurança na internet. Quer saber detalhes sobre essa ferramenta? Então, continue lendo este artigo!

Antes de tudo, é necessário você entender o que é um atributo. Afinal, isso faz toda a diferença. Pois bem, de acordo com o dicionário, um atributo é algo que é próprio de alguém. Em suma, se refere a uma qualidade. Desse modo, um atributo pode ser herdado ou conquistado. Por exemplo, você pode herdar o cargo de presidente em uma empresa.

Outra situação: uma empresa pode emitir números de matrículas e crachás para os seus funcionários. Além disso, essa mesma empresa pode nomear pessoas para funções específicas. Então esses atributos podem ser temporários ou permanentes.

No primeiro caso, a qualificação tem prazo de validade e pode ser cancelada a qualquer momento. Já no segundo caso, o atributo se mantém, enquanto a pessoa existir.

Mas, afinal, o que é um Certificado de Atributo?

O Certificado de Atributo contém as qualificações de um indivíduo. Em outras palavras, ele caracteriza uma pessoa física ou jurídica. Assim, pode apresentar dados como: cargo, profissão, etc.

Segundo a ICP- Brasil, um Certificado Digital tradicional, por exemplo, é usado para identificar uma pessoa. Já o Certificado de Atributo serve para qualificar uma pessoa a respeito de uma função específica.

Nesse sentido, o Certificado de Atributo pode ser usado por advogados, médicos, entre outros; que desejam comprovar suas formações. Vale destacar que esse tipo de documento é feito por uma Autoridade Certificadora.

Outra diferença é com relação aos dados. O Certificado de Atributo não contém as chaves criptográficas como o tradicional. Mas, sim, um campo para inserir as características do seu titular.

O Certificado de Atributo te deixa realizar várias ações. Veja abaixo algumas:

  • Definir funções e cargos de funcionários;
  • Determinar qualificações dentro da empresa;
  • Limitar o acesso de funcionários a alguns setores;
  • Comprovar fatos sobre o dono do documento;
  • Identificar profissionais.

Esse documento possui muitas funções, mas ele ainda é pouco usado. Quer saber mais sobre os seus benefícios? Veja abaixo:

5 benefícios incríveis para você

O Certificado de Atributo oferece muitas vantagens. Separamos algumas situações para você entender.

1º) Controlar o acesso de funcionários: com o Certificado de Atributo, você limita o acesso de funcionários a certas áreas da empresa. Assim, evita que informações importantes caiam nas mãos erradas. Sem contar que determina quem tem permissão para: assinar contratos, enviar documentos, etc. Quer segurança maior que essa?

2º) Caracterizar os funcionários: com o Certificado de Atributo, é possível ter os cargos bem descritos. O que faz toda a diferença. Afinal, você não corre o risco de desviar funções. O que é ótimo, né? Assim, não tem chance de ter, inclusive, problemas com o Ministério do Trabalho.

3º) Diminuir custos: com o Certificado de Atributo, você diminui gastos com logística e impressão de papéis, por exemplo. Tudo resolvido em poucos minutos, com apenas um clique. O resultado? Processos internos mais rápidos e acertados.

4º) Ampliar a administração: com o Certificado de Atributo, você pode contratar pessoas para executar algumas atividades da empresa. Assim, você não precisa administrar tudo sozinho. Para que fazer isso? Bem, para ganhar mais tempo e se dedicar a outras questões da empresa.

5º) Melhorar o fluxo de trabalho: o Certificado de Atributo é ideal para melhorar o fluxo de trabalho, já que organiza todo o processo produtivo. Isso ocorre porque ele denomina funções. O que faz toda a diferença, não é? Afinal, organização é tudo!

Agora que você já sabe como funciona o Certificado de Atributo, o que acha de fazer um? Clique aqui e entre em contato com a gente agora mesmo!

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts recentes

Receba novidades

Inscreva-se abaixo para receber semanalmente as novidades do nosso blog!