fbpx

Assinatura digital: entenda como funciona

O ambiente online mudou a forma como nos relacionamos com o trabalho. Nos últimos anos, novas tecnologias foram criadas para melhorar a rotina das empresas, entre elas, a assinatura digital. A ferramenta vem conquistando novos adeptos a cada dia.

Antes de falar sobre ela, é importante você saber a diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital. Mesmo que as palavras sejam bem parecidas, elas possuem significados diferentes. Observe:

Assinatura eletrônica

Em primeiro lugar, a assinatura eletrônica diz respeito a um conceito mais amplo. Isto é, abrange todos os tipos de identificações existentes na internet. Portanto, inclui senhas, e-mails, etc. Nesse sentido, pode-se dizer que a assinatura digital é, também, um tipo de assinatura eletrônica.

Assinatura Digital

A segunda técnica, a assinatura digital, utiliza a criptografia de dados para garantir autenticidade aos documentos. O processo é todo feito por meio de um certificado digital. Com ele é possível assinar contratos, propostas comerciais, planos de saúde e muito mais. Tudo isso com a mesma validade jurídica de uma assinatura com firma reconhecida.

Vale lembrar que ela pode ser usada por pessoa física e pessoa jurídica. O que é muito vantajoso, já que ao aderir uma inovação como essa, você agrega valor à sua empresa. Desse modo, você ainda torna os processos internos mais ágeis e ganha vantagem competitiva.

6 benefícios da assinatura digital

São muitos os benefícios dessa tecnologia. Veja abaixo os principais:

  1. Segurança: garante a integridade das informações publicadas na internet, uma vez que, as mensagens são codificadas conforme a ICP-Brasil. Então, proteção é o que não falta.
  2. Mobilidade: você tem mais liberdade já que não precisa se deslocar até os seus funcionários, clientes, etc. Você pode resolver tudo à distância.
  3. Economia de tempo: você não precisa enviar os documentos pelos correios. Nesse sentido, você pode assinar seus contratos em poucos minutos, com apenas um clique.
  4. Redução de custos: eliminar a papelada. Quem não quer? Com a assinatura digital você acaba, de vez, com os documentos físicos. Ao mesmo tempo, aposenta a caneta e o papel de vez.
  5. Maior produtividade: os documentos ficam mais fáceis de serem gerenciados e encontrados. Com isso, você ganha tempo para se dedicar a outros projetos da empresa. O que faz toda a diferença.
  6. Redução da burocracia: a assinatura digital também pode ser utilizada para outras finalidades. Além de assinar documentos, você pode acessar sites do governo, por exemplo.

A assinatura digitalizada é a mesma coisa que a assinatura digital?

A resposta é não. Apesar de terem nomes parecidos, a assinatura digitalizada é apenas uma cópia feita em papel. Portanto, não possui validade jurídica, ok?

Como é possível perceber, o primeiro passo para ter uma assinatura digital é adquirir um certificado digital. Então clique aqui e escolha o modelo que mais combina com você. Se você tiver dúvida, nós te ajudamos.

Você utiliza muito a internet para trabalhar? Se a resposta for sim,  você precisa ter uma assinatura digital. Afinal, ela é a garantia de uma negociação segura online.

Na WebCertificados nós oferecemos um portal de assinaturas exclusivo. Por meio dele, você consegue gerenciar seus documentos de forma prática. Além disso, pode acessar seus arquivos a qualquer momento, uma vez que eles ficam salvos na nuvem.

Definitivamente assinar documentos digitais ficou bem mais fácil. Comece, hoje mesmo, o processo de transformação digital na sua empresa, compre um Certificado Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts recentes

Receba novidades

Inscreva-se abaixo para receber semanalmente as novidades do nosso blog!

Inscreva-se na nossa newsletter