fbpx

Bombas de combustíveis terão certificado digital

As fraudes em bombas de combustíveis estão prestes a acabar. Como? O Inmetro irá utilizar o certificado digital para regularizar postos em todo país. Após ampla discussão do setor, a norma que permite o uso dessa ferramenta está em fase final de aprovação no Governo Federal.

O objetivo da iniciativa é acabar com a adulteração nas bombas de combustíveis durante o abastecimento. Conforme um levantamento, feito pelo segmento, as fraudes superam a marca de R$ 20 bilhões por ano. O que significa um grande prejuízo para os consumidores, não é?

Embora essa discussão tenha se iniciado em 2019, a medida ressurge em meio a uma crise desencadeada na Petrobras. Desde o início do ano, a estatal vem passando por trocas na presidência e apresentando uma série de altas nos preços dos combustíveis. Sem contar nas frequentes greves dos caminhoneiros que fizeram o país parar nos últimos anos.

Na prática, o uso do certificado digital vai permitir que o próprio consumidor faça a confirmação da quantidade de gasolina que está sendo levada. O controle será feito por meio de um aplicativo de celular. Dessa forma será possível verificar se o volume que está sendo entregue nas bombas de combustíveis é, de fato, o correto.

A ideia é passar mais credibilidade e transparência aos consumidores.

Mas, como ocorre a fraude nas bombas de combustíveis?

É muito difícil ter uma dimensão exata da quantidade de gasolina obtida nas bombas de combustíveis. Geralmente, só é possível saber o volume correto quando o limite suportado pelo carro é atingido, não é? A fraude nas bombas ocorre, justamente, nessas horas, de forma invisível. Mas, vamos te explicar melhor sobre isso. Acompanhe.

As bombas de combustíveis possuem componentes eletrônicos que tem a função de calcular o volume da gasolina, do etanol ou do diesel fornecido. Esse processo é feito pelo bloco medidor que registra quantos pulsos são enviados para a bomba.

É exatamente, nesse ínterim que os fraudadores atuam. Eles, geralmente, instalam um componente que faz com que o medidor entenda que está recebendo pulsos a mais. Assim, aquela quantidade de combustível entregue não é a mesma cobrada no valor pago.

Por isso, é comum ficar com a sensação que a quantidade não foi suficiente. Não é à toa que, frequentemente, diversos postos são autuados por estarem adulterando os combustíveis. Sendo assim, o Inmetro visa, justamente, proteger eletronicamente essas bombas de combustíveis com essa proposta de regularização.

Em outras palavras, ter mais controle e menos fraude! Para saber mais sobre segurança com Certificado Digital, clique aqui.

Quais as vantagens dessa mudança?

Primeiramente, é importante destacar que essa transição para o novo regulamento será gradual. No entanto, à medida que os postos começarem essa adaptação, os próprios clientes vão dar preferência para os estabelecimentos de acordo com a lei. Pelo menos, a princípio, essa é a expectativa do Inmetro.

Então, estima-se que essa substituição seja voluntária e rápida. Mas, cabe destacar, os postos terão o prazo de 15 anos para se adequarem a nova regra. Pelo menos, é o que está descrito no regulamento.

Contudo, os estabelecimentos que optarem pela mudança nas bombas de combustíveis, de forma rápida, terão, ainda, outras vantagens. Veja algumas delas logo abaixo!

  • Possibilidade de modernizar os equipamentos antigos.
  • Melhora na relação com o consumidor.
  • Maior reputação da empresa no mercado.
  • Mais transparência na entrega do serviço.

Cada vez mais, o certificado digital passa a ser adotado em novos segmentos. O que demonstra o quanto essa tecnologia pode ser útil para as empresas e para os cidadãos. Vemos que, além das questões burocráticas, o documento oferece diversos benefícios.

Com ele é possível assinar documentos; enviar contratos, fazer transações bancárias e muito mais! Todas essas ações podem ser feitas com validade jurídica, sem que seja necessário algum autenticação a mais. O que é ótimo, não é? Dessa forma qualquer trabalho fica mais rápido e seguro.

Portanto, se você ainda não conhece essa ferramenta, clique aqui e fale com a gente! Descubra as mil e uma utilidades que o certificado digital proporciona.

Converse com quem sabe! Aqui na WebCertificados nós buscamos solucionar os problemas dos nossos clientes da melhor forma possível. Então, não fique para trás no mercado. Deixa a gente te ajudar! Juntos, vamos mais longe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts recentes

Receba novidades

Inscreva-se abaixo para receber semanalmente as novidades do nosso blog!

Inscreva-se na nossa newsletter