fbpx

O que é e como funciona o certificado digital?

Você sabe o que é e como funciona o certificado digital? Não? Então continue lendo esse artigo. Hoje, vamos explicar tudo sobre essa tecnologia que vem conquistando cada vez mais adeptos. Mas, já vamos logo adiantando. Se você quer ter segurança na internet não pode ficar sem ele, viu?

Antes de tudo você precisa saber que o certificado digital não é algo novo. Ao contrário, ele foi criado em 2001 com o objetivo de facilitar a rotina de pessoas físicas e jurídicas.  A ideia inicial era agilizar e simplificar as questões burocráticas. No entanto, essa tecnologia foi se desenvolvendo com o passar dos anos.

Atualmente, você pode utilizar o certificado digital para realizar muitas tarefas. Só pra exemplificar, com ele, você pode assinar o contrato de um imóvel sem sair de casa. Isso mesmo! Esse é, apenas, um dos muitos procedimentos que podem ser feitos. Mas, ao longo deste artigo vamos explicar como funciona o certificado digital na prática, ok?

Uma das principais características desse documento é a autenticidade. Você já ouviu falar em criptografia de dados? Não? Pois bem! Trata-se de uma técnica que utiliza algoritmos para codificar e decodificar informações na internet. É por meio dessa solução que o certificado digital garante a integridade e o não repúdio dos dados que são transmitidos na rede.

Na prática, o certificado digital possui a mesma validade jurídica de um papel com firma reconhecida. Desse modo ele funciona como uma identidade no ambiente online. Entende? Agora que você já sabe o que é e como funciona o certificado digital, que tal descobrir seus benefícios?

Mas, afinal, quais são os benefícios dessa ferramenta?

O certificado digital pode ser utilizado em um contexto muito mais amplo. Contudo, antes de falar sobre as funcionalidades dessa ferramenta, é importante você saber sobre os benefícios. Veja abaixo quais são eles!

  • Segurança: a segurança é uma das principais características do certificado digital, uma vez que a tecnologia utilizada é feita a partir da criptografia de dados.  O que torna qualquer operação confiável. Nesse sentido, você pode realizar várias transações na internet com proteção total. Dessa forma não precisa se preocupar com fraudes e roubo de informações. O que é ótimo!
  • Redução de custos: o futuro é digital e a pandemia veio acelerar, ainda mais, esse processo. Em tempos de transformação tecnológica não faz sentido continuar usando papel, não é? Com o certificado digital você não precisa mais gastar com compra e impressão de documentos físicos. Com, apenas, alguns cliques você consegue contratar funcionários, assinar contratos, enviar declarações e muito mais! Vamos combinar que economia é tudo, né?
  • Sustentabilidade: alias, não tem como falar de eliminação de papel, sem citar a questão da sustentabilidade. Com o certificado digital você contribui para o meio ambiente. Já pensou quantas toneladas de papéis são desperdiçadas todos os dias? Muitas né?! Nesse sentido, ao optar por processos digitais você, automaticamente, reduz o desmatamento e preserva bens naturais. O planeta agradece!
  • Mobilidade: já pensou resolver diversos problemas à distância? Isso é possível com o certificado digital. Com ele, você não precisar se deslocar para assinar um documento, por exemplo. Basta acessar a ferramenta que em poucos minutos você consegue cumprir todas as suas obrigações. Desse modo, não importa se você está na praia, no campo ou fora do país. Tudo pode ser resolvido de forma remota.

Como funciona o certificado digital na prática?

Agora que você já sabe os benefícios dessa ferramenta, precisa entender como funciona o certificado digital na prática. Então, já salva essa parte do artigo pra não esquecer! Com essa ferramenta você pode:

  • Fazer transações bancárias: você já ficou inseguro em ter que fazer uma movimentação bancária na internet ? Isso é comum de acontecer. No entanto, com o certificado digital você pode ficar despreocupado e fazer suas transações sempre que precisar. Sem ter dor de cabeça. Afinal, a segurança é a característica principal dessa ferramenta.
  • Contratar funcionários: em virtude da pandemia, muitas empresas tiveram que rever seus formatos de trabalho. O home-office se tornou uma realidade. Ao mesmo passo que as contratações passaram a ser realizadas à distância. Diante dessa realidade, o certificado digital se tornou um importante aliado na área de Recursos Humanos. Com ele todo esse procedimento pode ser feito de forma rápida e segura.
  • Transferir veículos: essa é outra vantagem oferecida por essa ferramenta.  Nem sempre é possível ir até um despachante para realizar esse procedimento, não é? Mas, com certificado digital você consegue agilizar todo o processo. Dessa maneira, não precisa ir até um cartório para formalizar a transferência. Tem comodidade melhor?
  • Enviar declarações: o governo federal exige que uma série de obrigações seja entregue anualmente. Uma delas é o Imposto de Renda. A propósito, você já fez sua declaração desse ano? Especulações a parte, o fato é que com o certificado digital você consegue resolver essas pendências burocráticas de forma mais rápida e prática. Evitando dor de cabeça.

Portanto, todas as vezes que você for utilizar o certificado digital, lembre-se de todas as vantagens que ele proporciona. Assim, você aproveita essa tecnologia ao máximo, tá bom? Agora, você sabe quais são os tipos de certificados existentes? Não? Então, continue lendo esse artigo!

Quais os tipos mais comuns?

Primeiramente é necessário você entender que existem muitos tipos de certificados digitais no Brasil. Contudo, os modelos mais populares no país são os certificados A1 e A3. Você já ouviu falar em algum deles? Não? Pois bem. Eles possuem características diferentes e são determinados conforme o armazenamento das chaves criptográficas.

Ainda não entendeu? Calma, vamos te explicar!

O certificado do tipo A1, é um arquivo gerado e armazenado no  próprio computador do usuário. Ele possui validade de 1 ano e é criptografado por um software específico. Além disso, ele é protegido por senha e dispensa o uso de mídia (Cartão/Token).

Em contrapartida, o certificado do tipo A 3 é gerado e armazenado por meio de cartão, token ou nuvem.  Ele pode ser utilizado em qualquer computador. Sua validade varia entre 1 e 5 anos. Nesta modalidade, o acesso ao certificado é obrigatoriamente feito por meio de senha.

Como você pode notar, existem várias opções de certificados digitais no mercado. No entanto, a escolha do modelo ideal vai depender da sua finalidade. Por isso, antes de realizar a compra, é sempre importante você listar seus objetivos. Assim, vai entender qual tipo é o mais indicado para as suas demandas.

Seja como for, no artigo de hoje você pode descobrir como funciona o certificado digital. Então, se você quer crescer no mercado, não perca tempo. Clique aqui e fale com a gente hoje mesmo. Estamos prontos para te ajudar a começar o processo de transformação digital no seu negócio.

Dê o próximo passo com a gente! Vem ser digital! Vamos juntos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts recentes

Receba novidades

Inscreva-se abaixo para receber semanalmente as novidades do nosso blog!

Inscreva-se na nossa newsletter