Você já trabalha por conta própria, ou deseja trabalhar? Que tal abrir uma empresa para legalizar o serviço? Desse modo você poderá se tornar um MEI!

O que é MEI?

De acordo com o que falamos nesse post, MEI (sigla para Microempreendedor Individual) é a categoria que abriga a pessoa formalizada que trabalha sozinha, por conta própria.

Nessa formalização, o empresário não paga impostos federais, mas uma taxa única por mês que dá direito aos benefícios do INSS. Existem três valores disponíveis que mudam de acordo com o tipo de negócio:

*Valores de 2021, segundo o Conta Azul.

Ainda assim, é importante saber que o valor muda a cada ano, acompanhando a atualização do salário-mínimo.

Quem pode se tornar MEI?

Em primeiro lugar, para poder se registrar, o empreendedor precisa ter 16 anos ou mais. Sendo assim, ele poderá fazer o cadastro pela internet, no site do governo federal, de forma gratuita.

Assim, o CNPJ é gerado na mesma hora, com um alvará provisório (válido por 120 dias). Para ter o alvará definitivo, no entanto, será preciso se dirigir à Junta Comercial.

Sendo assim, este microempreendedor não pode ser sócio ou administrador de nenhuma outra empresa. Entretanto, empresas MEI podem ter um funcionário, desde que o salário seja equivalente ao mínimo nacional, ou o piso da categoria.

Profissionais que possuem alguma empresa de Comunicação, por exemplo, e querem abrir uma agência, podem se tornar MEI. Assim, após a formalização, ele poderá emitir notas fiscais.

Pessoas com carteira assinada (CLT) também podem se registrar como MEI. No entanto, caso sejam demitidos, não terão direito ao seguro-desemprego.

Você sabia que hoje já são mais de 4 milhões de MEI’s no Brasil? E esse número tem crescido muito rapidamente.

Microempreendedor tem direitos?

Assim que o MEI é cadastrado, ele adquire alguns direitos, como:

Como abrir

Para se formalizar não há cobrança de taxa de registro, isto é, o processo inicial é 100% gratuito e bem simples.

Para começar, acesse o site do governo federal: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor.

Em seguida, faça seu cadastro, oferecendo todas as informações que o sistema solicitar. Caso você já tenha um Certificado Digital, poderá utilizá-lo para entrar no sistema e acelerar bastante o processo.

Para comprar um Certificado Digital sem sair de casa, clique aqui e escolha sua cidade!

Assim que a sua inscrição for confirmada, você terá um cadastro como MEI. Simples, não é? Tem alguma dúvida? Comente abaixo!

Fique por dentro de mais conteúdos como esse! Acesse https://webcertificados.com.br/blog. Para receber direto no seu e-mail, inscreva-se abaixo na nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *